quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Expectativas vs Realidade

Algo que sempre me intrigou é  condição humana. Fazemos tantas coisa consideradas irracionais ao longo da vida, que nos arrependemos, apesar de sermos chamados os animais racionais. Mas especialmente colocamos altas expectativas logo ao início. Apanhar cancro, ser atropelado, ser despedido, nunca imaginamos que um dia isso nos aconteca a nós. São os outros, os sem-cara que irão sofrer essas tormentas à quais nós nos achamos imunes.

Mas donde vem toda esta auto-confiança? O que nos dá a força para pensar que um dia seremos Jimi Hendrix da guitarra? O que nos leva a pensar que ao primeiro contacto com o PascalZim, seremos programadores top notch ? O que nos leva a pensar que Deus existe e que olha por nós? Da minha parte, Deus é uma ideia impossível de definir. Não é demasiado perfeito um Deus deixar todos os ritos e rezas exactos para chegar até ele? Continuando...

Eu próprio sou vítima dessa irracionalidade. Por mais que o meu cérebro diga que uma acção não é a correcta eu insisto e vou em diante. Eu sei que as minhas expectativas não vão corresponder à realidade, e só me vou desapontar a mim próprio, e no entanto entro continuamente nesse ciclo vicioso, sem fim à vista, sendo a Morte a única coisa capaz de parar tal ciclo a mim, e a todos. Desejar demais e ter resultados a menos. Essa é a condição humana. Como por exemplo:

  • Páscoa
  • Aulas de Matemática
  • Salto em barreira




E podia continuar, mas tenho sono. Reflictam nisso. Mas antes disso, um pequeno souvenir:




» Click to show Spoiler - click again to hide... «